sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dependência virtual

Resolvi fazer esse post, na verdade um parêntesis. É preciso parar para pensar, em alguns momento, o quão dependentes da tecnologia, da informática, ou seja, do mundo virtual, nós estamos nos tornando.

Digo isso por experiência própria. Acabei de ficar sem meus dois computadores, que, ironicamente, resolveram dar problema ao mesmo tempo. Completamente excluído do mundo digital. Parado no escritório de trabalho, o que temos para fazer? Absolutamente nada (pelo menos isso é o que me vem primeiramente na mente). (Ahh...vá ler um livro!!! - Não, aqui é para trabalhar).

A forma de contato com outras pessoas, como MSN, Orkut, E-mails fica completamente barrada. Uma crise surge aí: como manter contato? (Acredite, a situação pode ficar ainda pior. Imagine se você também estivesse sem telefone?).

Para mim, jornalista, sou completamente dependente de um computador, principalmente em uma redação. O contato com clientes, com fontes e até mesmo com colegas de trabalho fica completamente restrito. A situação, se agrava ainda mais, se tivermos que escrever uma matéria. Escrever até podemos conseguir, mas como revisar com rapidez? Como mandar para seu chefe editar? Como enviar para a diagramação.

É inegável a correlação de dependência que o jornalismo, mais especificamente o telejornalismo, está vivendo com o passar dos anos.

Bem vindo ao mundo da dependência virtual. Fique de fora e serás excluído do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário