terça-feira, 26 de abril de 2011

Falando com as mãos

Com exceção das transmissões televisivas em linguagem de sinais, não podemos considerar "correto" o uso desenfreado da gesticulação manual dos telejornalistas em seu vídeo. Como consideram Kryllos, Côtes e Feijó tratando deste assunto específico, em uma passagem de uma matéria de TV, desempenhar de dois a quatro pequenos gestos é o necessário. Usar dos gestos em demasia é um problema, não necessariamente para a construção da matéria, e sim para sua compreensão. Vejamos alguns exemplos ilustrativos:

1- Em uma passagem, é necessário que além da quantidade, o repórter se atente em ser coerente. De absolutamente nada adianta se ele estiver se referindo ao tempo hoje, ou ai dia de "hoje" e apontar com o polegar para trás.

2- Na maioria das vezes, quando o repórter narra um fato e faz enumerações, não necessaariamente a contagem precisa ser acompanhada com a mão, por gestos. Ele pode se eximar desta atitude mas, se o fizer, que seja coerente na enumergação e gesticulação.

3- Os jornalistas, apresentadores e âncoras, ao ler uma cabeça, nota pé ou nota seca, precisam, também, ser coerentes. Primeiramente, que não sejam exagerados. O quadro de visão do telespectador é curto, reduzido. Assim, mais cuidado deve ser tido para nada ser feito além da conta. Outro detalhe importante: a bancada é um ambiente de silêncio e seriedade, principalmente as mulheres com anéis e pulseiras, e os homens com alianças e relógios, devem ter cuidado para que cada gesto não seja acompanhado de um barulho que vaza no microfone de lapela. Assim, será, a cada gesto, um susto ou um desvio de atenção para o telespectador.

4- Nunca, em hipótese alguma, os gestos devem sair da linha baixa do campo de visão da câmera (televisão para o telespectador). Os gestos com as mãos não devem ultrapassar a linha abaixo do peitoral do profissional. Em hipótese alguma, devem ficar acima da linha dos ombros e jamais alcançar a linha do rosto.

Estas são algumas considerações que precisam ser tidas quando o assunto está sendo analisado de forma inicial. Muito ainda pode ser dito (o que faremos mais à frente). É importante lembrar sempre, que, os gestos, principalmente nas passagens em telejornalismo, precisam ser complementos para o que está sendo dito, um reforço. E nunca significar um prejuízo à matéria.

Um comentário:

  1. Otima análise, os gestos exagerados pecam realmente... Preciso ficar mais atentas aos meus!!

    ResponderExcluir