sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pra começar...

Não seria exagero assumir que grande parte das pessoas atualmente vive e se pauta na televisão. Sua influência social e cultural nos dias de hoje é imensa e até mesmo irrestrita. Cultura, entretenimento, novelas, seriados, musicais, talk-shows e os mais diversos segmentos da programação televisiva acompanham nossa rotina e nos ditam (mesmo que de forma inconsciente) de como viver, do que falar, de como pensar e até mesmo de quais atitudes devemos ter e sobre quais roupas usar.

O telejornalismo atual vem com grande força a ser um dos maiores captadores de audiência da “grande nave” (em alguns casos perdendo para os reality shows e novelas). Mas, se pensamos bem, eles são os responsáveis por unir toda a família em torno de um só objetivo, a “teleinformação”.

Não é necessário que assistamos os telejornais locais, estaduais ou nacionais para estarmos sujeitos a sua imposição, mas sua simples veiculação já chega até nós pelos outros e até mesmo pelas outras mídias.


Vamos, portanto, neste espaço, tentar discutir e refletir sobre grande parte dos meandros e formas de se fazer daquele que, no Brasil, é o maior meio de comunicação existente.

* O canal direto para contato com esse blog serão os próprios comentários e também o e-mail: falandodetj@gmail.com

4 comentários:

  1. Assistir ao telejornalismo de forma crítica é fundamental para o amadurecimento da sociedade. Ótima iniciativa! Parabéns e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Crítica. Palavra complicada essa e muitas vezes mal entendida por muitas pessoas, na verdade pela maioria da população, mas extremamente necessária para o nosso meio, para a nossa profissão.

    Que por meio do seu blog possamos aumentar as discussões e mostrar o verdadeiro objetivo da televisão como formador de opinião.
    Parabéns por iniciar o blog. Sucesso.

    Um grande beijo da sua amiga e colega de profissão!!

    ResponderExcluir
  3. A televisão conseguiu reproduzir o real com tal fidelidade que nenhum outro meio jamais conseguira anteriormente. Além de ser um agente produtor de significados sociais e culturais.
    Muito bacana a sua iniciativa de discutir sobre o telejornalismo, que acaba tendo a "responsabilidade", quase obrigação( como é para gde parte da população única fonte de informação) de conseguir (in)formar.

    Sorte pra vc!

    Bjoooo!

    Michele Meireles

    ResponderExcluir
  4. Antenado no futuro o resgate da história do telejornalismo revela pista para o pesquisador inteligente e motivado. Parabéns! Quero ler tudo!
    Abraços,
    Robson

    ResponderExcluir